Boa parte dos docentes envolvidos com o curso de Letras Clássicas da UFPB atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPB), particularmente na área de concentração Literatura, Cultura e Tradução, cuja linha de pesquisa Estudos Clássicos se propõe o estudo dos autores de Língua Grega e Língua Latina, da Antiguidade Clássica à Idade Média, na sua língua original. Esta linha de pesquisa tem como objetivo promover a capacitação dos professores de Línguas Clássicas, bem como a produção de edições bilíngues, para uso em sala de aula. A cada semestre são oferecidas duas disciplinas da área. Dissertações e teses foram defendidas.

Os docentes também atuam em diversos grupos de pesquisa registrados no CNPq:

GREC

O GREC – Grupo de Estudos Clássicos e Literários, liderado pelos professores doutores Milton Marques Júnior e Juvino Alves Maia Junior, desenvolve atualmente duas pesquisas: (a) A pesquisa Dicionário da Eneida tem a liderança do professor doutor Milton Marques Júnior e encontra-se em andamento, já tendo resultado em três volumes publicados (o quarto volume encontra-se no prelo):
Dicionário da Eneida: Livro I – Eneias na Líbia;
Dicionário da Eneida: Livro II – A destruição de Troia;
Dicionário da Eneida: Livro III – As errâncias de Eneias.
A pesquisa Aprendendo a Ler os Clássicos – a Teogonia de Hesíodo está no seu início e tem como objetivo fazer uma leitura acompanhada e comentada sobre o texto hesiódico, para a produção de uma edição didática e bilíngue.

MYTHOS

O grupo MYTHOS: Núcleo de Estudos da Mitologia Greco-Latina, liderado pela professora doutora Alcione Lucena de Albertim e pelo professor doutor Hermano de França Rodrigues, tem como objetivo o aprofundamento do conhecimento a respeito do Mito, especificamente em sua acepção literária, a partir do estudo das obras literárias greco-latinas, visando a uma sistematização dos mitemas respeitantes às figuras míticas presentes nas narrativas épicas e na tragédia grega.

RHETOR

O RHETOR – Grupo de Estudos de Retórica e Oratória Antiga, liderado pelas professoras doutoras Sandra Lúcia Rodrigues da Rocha (UnB) e Priscilla Gontijo Leite (UFPB), conta com a participação do Prof. Dr. Marco Valério Classe Colonnelli em pesquisas sobre os oradores áticos, especialmente a oratória de Iseu. A proposta do RHETOR é dedicar-se à leitura e discussão tanto das técnicas argumentativas em uso nos textos antigos, quanto das reflexões teóricas sobre elas.

GRUTTA

O GRUTTA – Grupo de Tradução de Textos da Antiguidade, liderado pelos professores doutores Felipe dos Santos Almeida e Willy Paredes Soares, dedica-se a traduzir textos da cultura greco-latina, sobretudo os de natureza literária, historiográfica e filosófica, visando auxiliar outras áreas do conhecimento, em especial nas Ciências Humanas, com traduções mais adequadas ao estudo científico, consideradas fundamentais para pesquisadores que queiram aprofundar seus estudos na Antiguidade Clássica.