O Curso de Graduação em Letras Clássicas (Grego e Latim) da Universidade federal da Paraíba, iniciado em 2009 na modalidade Licenciatura, forma profissionais capacitados ao ensino das línguas e literaturas greco-latinas. As atividades curriculares são realizadas apenas no período noturno e de forma presencial, com duração de 5 anos. 

COORDENAÇÃO (de 16/02/2017 a 15/02/2019)
Lucas Consolin Dezotti
Marco Valério Classe Colonnelli

COLEGIADO DE CURSO (de 17/02/2017 a 16/02/2019)
Alcione Lucena de Albertim (DLCV)
Diógenes Marques Frazão de Souza (DLCV)
Hermes Orígenes Duarte Vieira (DLCV)
Jaynnoã Fernando Silva Lopes (Discente)
Juvino Alves Maia Júnior (DLCV)
Lenise Oliveira Lopes Sampaio (DHP)
Lucas Consolin Dezotti (DLCV)
Marco Valério Classe Colonnelli (DLCV)

Marineuma de Oliveira Costa Cavalcanti (DME)
Martina de Souza Soares (Discente)

Vinícius Fernando de Farias Meira (DLEM)

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (de 17/03/2017 a 16/03/2019)
Erick France Meira de Souza (DLCV)
Felipe dos Santos Almeida (DLCV)
Lucas Consolin Dezotti (DLCV)
Marco Valério Classe Colonnelli (DLCV)
Milton Marques Júnior (DLCV)

Willy Paredes Soares (DLCV)

 

OBJETIVO
O objetivo geral e primeiro do curso é a formação de professores para o Ensino Universitário, capacitando o aluno a dominar as línguas clássicas, grego e latim, bem como um repertório representativo de suas literaturas, tornando-o capaz de estabelecer as relações de intertextualidade com a literatura universal, e também a reconhecer o momento histórico no qual a escrita se torna literatura, possibilitando a reflexão das condições de sua produção.

MERCADO DE TRABALHO
O primeiro campo de atuação é o magistério do Ensino Superior, porém, em decorrência da sua interdisciplinaridade curricular, o curso permite ao graduado em Letras – Língua Clássicas outras possibilidade de mercado de trabalho, como ministração de cursos livres, tradução, terminologia, redação etc. Estas atividades se justificam pela necessidade de se formarem profissionais capacitados para a leitura, compreensão e tradução dos textos antigos, essenciais para cursos de diversas áreas, como Letras, Filosofia, História, Direito, Pedagogia, Psicologia, Sociologia e Teologia.

PERFIL DO EGRESSO
A sociedade brasileira atual exige do graduado em Letras uma atuação social e profissional comprometida com a construção da consciência de cidadania. Dessa forma, além de possuir os conhecimentos teóricos e descritivos básicos dos componentes fonológico, morfológico, sintático, semântico e discursivo das línguas grega e latina, e de ser capaz de analisar o texto literário, adotando uma postura crítica e reflexiva sobre a construção da linguagem e da arte, o graduado em Letras – Línguas Clássicas também desempenha o papel de multiplicador, formando leitores críticos, intérpretes e produtores de conhecimento, fomentando o desenvolvimento de habilidades linguísticas, culturais e estéticas.

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LETRAS – LÍNGUAS CLÁSSICAS (PPC)
O Projeto Pedagógico do Curso de Graduação (PPC) estabelece os principais parâmetros da formação profissional a que se destinam os ingressantes do referido curso. No PPC, estão definidos os objetivos do curso, o perfil profissional, as competências e habilidades, e o campo de atuação dos formandos, além dos componentes curriculares necessários para a integralização do curso.
Projeto Político-Pedagógico: Letras Clássicas
Resolução CLC 01/2016: regulamenta o TCC
Resolução CLC 02/2016: regulamenta os conteúdos flexíveis
Resolução CLC 01/2017: regulamenta os estágios supervisionados

FLUXOGRAMA DO CURSO
Clique aqui para baixar o fluxograma.