A mais influente gramática da Antiguidade com anotação eletrônica das correspondências entre o texto latino e a tradução em língua portuguesa.

Élio Donato (±350 d.C.) foi um dos gramáticos mais importantes da Antiguidade latina. Seu manual de gramática (Ars Donati) consolidou o conhecimento linguístico desenvolvido até então, a ponto de servir de base para o ensino de latim durante toda a Idade Média e constituir o principal modelo para a descrição das línguas modernas até o início do século XX.

Esse manual se compõe de duas artes:
– a Arte menor, uma série de perguntas e respostas sobre as classes de palavras (então chamadas de “partes da oração”), provavelmente destinada à verificação da aprendizagem;
– a Arte maior, um tratado completo em três livros que versa sobre todos os princípios da doutrina gramatical antiga, desde o som e sua representação escrita até os erros e as figuras de linguagem, passando, é claro, pela parte mais importante: as classes de palavras.

Todo esse conteúdo já estava disponível para consulta pública: o texto latino no site Corpus corporum, da Universidade de Zurich; a tradução em português na dissertação de mestrado de Lucas C. Dezotti, defendida pela Universidade de São Paulo.

A novidade é que agora os dois textos foram “alinhados”, isto é, estão em um formato digital que permite que sejam consultados simultaneamente e com as correspondências entre as duas línguas devidamente anotadas. Esse trabalho foi possível graças à ferramenta de alinhamento Alpheios, disponível na plataforma Perseids.

Os textos estão divididos em seções e podem ser acessados pelo sumário abaixo. Divirtam-se!


Copyleft ©2019 Lucas Dezotti